Problemas que você pode eliminar e ter uma compra de imóvel segura
- Jéssica Pin

- 27 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Primeiramente, é importante ter em mente que a compra de um imóvel envolve diversos fatores além de escolher uma boa localidade, estrutura e valores disponíveis para a transação.
Normalmente as pessoas se atentam apenas às características visíveis, informações contidas nas matrículas ou, ainda, obtidas através da palavra do vendedor. Sim, estes fatores são importantes, contudo, caso você se limite a eles, poderá sofrer grande prejuízo e frustração.
VALIDADE
Isto porque, por exemplo, um contrato particular possui algumas regras a ser seguidas para que seja considerado válido, quanto a sua forma e conteúdo. Se estas especificidades não forem cumpridas, o comprador poderá ser prejudicado em momento futuro, principalmente se envolver terceiros ou alguma parte do contrato vier a óbito.
DÍVIDAS
Além disso, nem todas as dívidas do imóvel estão aparentes, expostas pelos vendedores ou, ainda, constantes na matrícula para que o futuro comprador tenha fácil acesso. O imóvel pode carregar consigo dívidas escondidas derivadas de outros negócios jurídicos praticados pelo vendedor.
Como algumas dívidas podem recair sobre o imóvel de forma indireta, uma consequência disso se mostra ao, sem intenção ou conhecimento, o vendedor passa a assumir todas as dívidas ocultas que o envolvem.
Neste caso, o comprador, sem ter ciência destas pendências, acaba sofrendo grande prejuízo financeiro, porque toda a dívida que envolve o imóvel o acompanha independentemente de quem seja seu proprietário.
SEGURANÇA NO NEGÓCIO FECHADO
Mesmo que você tenha realizado um contrato por escrito, pode ser que tenha ocorrido alguma situação específica em momento anterior à compra e venda que, atualmente, pode causar impedimento ou nulidade nesta aquisição, mesmo que formalizada.
Contudo, também é compreensível que, para uma transação imobiliária totalmente segura, eliminando e evitando problemas futuros, é necessária uma avaliação cuidadosa e específica considerando todas as situações nas quais o imóvel a ser adquirido esteve e está envolvido.
Para tanto, há um serviço específico chamado due diligence ou, ainda, análise de riscos prestado por um advogado atuante no direito imobiliário. Havendo este suporte jurídico, estes e outros riscos presentes em uma transação imobiliária poderão ser evitados e eliminados.
Com a prestação deste serviço, o comprador terá uma compra segura, ciente de todos os riscos, dívidas e demais especificidades, havendo proteção em diversos apectos, em especial, o financeiro. Os patrimônios do comprador estarão seguros e os contratos firmados estarão livres de surpresas indesejadas.





Comentários