Financiamento de imóvel irregular
- Jéssica Pin

- 24 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Financiamento é a realidade de muitos no Brasil, mas, infelizmente, há também um grande volume de imóveis irregulares.
A grande questão é: por ser algo tão comum, por que os bancos têm tanta resistência em realizar um financiamento de imóvel irregular? Por que impedem que o financiamento finalize?
É bom destacar, primeiramente, que um imóvel pode estar irregular por diversos motivos, grandes ou pequenos, como, por exemplo: Falta de escritura, falta total ou
parcial de uma averbação de construção, ausência de algum documento, etc.
Outro ponto importante é entender a dinâmica de um financiamento. Se você financia um imóvel, a instituição financeira pagará por este imóvel e você pagará à instituição financeira parcelado com juros. Caso haja um inadimplemento por qualquer motivo, com exceção de alguma previsão contratual específica, este imóvel passa a integrar o patrimônio do banco:
1.
2.
3.
A resposta da grande pergunta é: os Bancos simplesmente não querem arriscar tem um imóvel irregular dentro do seu patrimônio.
A garantia, como o próprio nome já diz, serve para garantir que o contrato será cumprido. Diante do descumprimento, a instituição financeira pega a garantia, ou seja, o próprio imóvel, mas como não possui qualquer interesse em ter o imóvel geralmente, realiza leilão para levantamento dos valores.
A instituição financeira conhece os riscos e complicações que um imóvel pode gerar em uma negociação e, exatamente por este motivo, prefere não realizar o financiamento sobre ele.
Um imóvel irregular pode acarretar em multas municipais por falta de averbação, complicações em negociações, inclusive relacionada à propriedade; aumento nos valores cobrados por impostos etc.
Antes de finalizar um financiamento, as instituições financeiras não só analisam a regularidade do imóvel, mas também a situação do vendedor e do comprador.
A análise do vendedor se torna importante a fim de verificar se há outros credores de outras negociações que possam pedir a penhora deste imóvel ou se ele já está dado em garantia em outra situação.
O perfil do comprador também é analisado com o intuito de verificar se ele, de fato, conseguirá arcar com as parcelas do financiamento que está buscando ou se sua renda indica que logo ficará inadimplente com o banco.
Fato é que os bancos não querem fazer um financiamento de um imóvel irregular porque conhecem os riscos e incertezas de um imóvel nesta situação e não têm interesse de assumi-los.
Observa-se, portanto, tamanha a importância de um imóvel regularizado, não só para um financiamento, mas para evitar os riscos que até os bancos (que possuem dinheiro suficiente) não estão dispostos a assumir.
Sempre se lembre de procurar um advogado especialista para de atender de acordo com seu caso específico para que te indique a melhor estratégia possível com sua regularização ou obtenção de financiamento.








Comentários